Dicas para construir corretamente telhados com telhas de concreto
As telhas de concreto usadas neste passo-a-passo são do tipo resinadas e, por isso, não precisaram ser molhadas durante a fase de emboçamento da cumeeira. "A vantagem desse tipo de telha é que a pintura em resina reduz a absorção de água, sobrecarregando menos o conjunto e minimizando o calor ao refletir a luz do sol", explica Marcelo Verde, instrutor orientador do Senai.
Se a telha não for resinada, não se esqueça de molhá-la antes de iniciar o assentamento da cumeeira, que deve ser feito com argamassa de cimento,cal e areia no traço 1:1:8. A argamassa deve descansar de 10 a 15 minutos e, em seguida, ser misturada até atingir a consistência de uma "farofa". Quando for necessário usar corantes, utilizar os fabricados à base de óxido de ferro.
De acordo com Antonio Alves Goulart, instrutor do Senai, em telhados com telhas de concreto com inclinações de até 45%, a amarração das telhas pode ser dispensada desde que os beirais sejam parafusados no ripão.
Se a aplicação da manta térmica estiver prevista no projeto, esta deverá ser colocada horizontalmente, entre os caibros e os recaibros, e grampeada nos extremos do conjunto do madeiramento do telhado.
Para evitar deformações na superfície do telhado, o assentamento das telhas deve ser feito sobre uma trama de caibros de secção quadrada, 5 x 5 cm, e por ripões. No beiral, use sempre dois ripões para manter o nível.
Passo a Passo:
Passo 1: Antes de iniciar a colocação, confira o alinhamento vertical com a ajuda de um esquadro.
Passo 2: Inicie a colocação das telhas da primeira fiada do beiral sempre da direita para a esquerda.
Passo 3: Depois de colocada a fiada do beiral, distribua as telhas em faixas verticais, começando sempre pela direita.
Passo 4: Antes de iniciar o preenchimento da cumeeira, meça verticalmente o encaixe da telha, do ponto de recobrimento até a linha central do espigão.
Reportagem: Gisele Cichinelli
Fonte: http://www.ltorquato.com.br/dicas.php?pg=1&dica=28